Últimas Notícias

Voltar

escola judicial do TRT/RJ e IAB celebram convênio

Data de criação: 30/1/2014 00:43:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, através da Escola Judicial do Regional (EJ1), e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) firmaram na quarta-feira (29/1), um Termo de Cooperação Acadêmica com a finalidade de integração das instituições, principalmente na realização de atividades acadêmicas, conferências, seminários e debates referentes ao estudo específico da Filosofia do Direito. A parceria será inciada ainda no primeiro semestre deste ano quando será realizado um curso voltado para o tema em questão. 

O acordo foi assinado na sede do Instituto dos Advogados Brasileiros pelo desembargador e diretor da Escola Judicial do TRT da 1ª Região,  Evandro Pereira Valadão Lopes, e pelo presidente do IAB, Fernando Fragoso. A servidora da EJ1, Marina Leite Ribeiro, fiscal do projeto, também participou da celebração da parceria. 

Montagem com a assinatura do convênio
O acordo terá vigência de 12 meses podendo ser prorrogado de acordo com as partes e não importará em repasse financeiro

Segundo o desembargador Evandro Pereira Valadão, o perfil do candidato aprovado em concurso público para juiz do Trabalho Substituto é de um jovem de classe média, com pouco tempo de prática jurídica, sendo detentor de um conhecimento técnico. “Cabe às Escolas judiciais a função de formar profissionalmente esse magistrado, principalmente com cursos metajurídicos que fazem toda a diferença na hora da decisão”, afirmou o desembargador.

SOBRE O IAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi criado em 1843, poucos anos após a Independência do Brasil, num momento em que o país precisava se organizar como um Estado soberano e afirmar valores de nacionalidade.

Inicialmente, a tarefa primordial desse Instituto seria a criação da Ordem dos Advogados do Brasil, o que só veio a ocorrer quando o IAB já contava com mais de noventa anos de existência.

O IAB tem atuado tanto junto aos Poderes da República, em especial no Legislativo, contribuindo com pareceres sobre os projetos de leis e também na esfera do ensino jurídico.
 

LOGO AIC