Últimas Notícias

Voltar

TRT/RJ firma termo de cooperação com PUC-RIO

Data de criação: 26/3/2014 09:09:00

O TRT/RJ - através da sua Escola Judicial (EJ1) – e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) celebraram, na manhã desta terça-feira (25/3), um termo de cooperação com o objetivo de formalizar uma parceria acadêmica e técnica, que abrangerá atividades de pesquisa e divulgação de conhecimento de Direito e áreas afins.

Em reunião que antecedeu a assinatura do termo, o diretor da Escola Judicial da 1ª Região, desembargador do Trabalho Evandro Pereira Valadão Lopes, reforçou a importância da iniciativa: “A Escola Judicial está preocupada com a capacitação permanente do magistrado. Nesse sentido, essa parceria com a PUC-Rio é muito bem-vinda, uma vez que o saber é o instrumento primeiro do juiz”. Para o reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, à medida que a universidade colabora com a Justiça do Trabalho, ela também cumpre um relevante papel social.
 

assinatura termo
O diretor da EJ1, desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, assina o termo, sendo observado pelo reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira

Antes mesmo da formalização do termo de cooperação, entretanto, as atividades conjuntas já tinham começado, com o curso “Direitos Fundamentais e Justiça do Trabalho” - que acontece de 14/3 a 23/5 -, coordenado pelo professor visitante da PUC-Rio, Antonio Pele, doutor da Universidade Carlos III de Madrid, e ministrado por docentes da instituição. Um projeto de pesquisa realizado entre a EJ1 e a PUC-Rio também está sendo elaborado e outras ações serão planejadas a médio e longo prazo, de acordo com as demandas do Tribunal.

Segundo o professor Francisco de Guimaraens, diretor do Departamento de Direito da instituição de ensino, ao abrir as portas para a universidade, a Escola Judicial atinge a finalidade de formação multidisciplinar dos magistrados. “Essa cooperação pode envolver outros cursos, além de Direito, como os de Ciências Sociais e História”, observou ele.

MESA DE REUNIÃO
Reunião antecedeu assinatura do termo. Da esquerda para direita: Marina Leite Ribeiro (TRT/RJ); desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes (TRT/RJ); padre Josafá Carlos de Siqueira (PUC-Rio); e os professores Francisco de Guimaraens e Antonio Pele (PUC-Rio)

No início do ano, a EJ1 firmou um termo de cooperação similar com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e tem procurado estreitar contato com outras instituições, inclusive estrangeiras. “É importante levar os debates que vêm ocorrendo na academia para o nosso Tribunal”, avaliou Marina Leite Ribeiro, titular da Coordenadoria de Ensino, Projetos e Eventos da Escola. 
 

assinatura logo