Equipe de Resposta a Incidente de Segurança e Informação
Definição de Missão
A Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança da Informação (ERISI) foi instituída no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) por meio da Norma Complementar de Gestão de Incidentes de Segurança da Informação - Ato 42/2021. Sua missão é detectar e responder aos incidentes de segurança da informação do TRT/RJ, bem como recomendar as medidas necessárias para prevenção de incidentes futuros, mediante a capacitação profissional e utilização de tecnologias aplicáveis à segurança da informação.
Público-alvo
Todos os Magistrados, Servidores, Colaboradores e Visitantes que fazem uso dos recursos de TIC do TRT/RJ e a comunidade em geral, de modo secundário, por se prestar ao repasse de informações do ETIR-GovBr.
Composição e modelo de implementação
A ERISI foi estabelecida de forma centralizada no âmbito do Tribunal e é formada pelos membros da Divisão de Monitoramento e Prevenção de Incidentes de Segurança de TIC (DPSEG), preferencialmente servidores efetivos, que, além de suas funções regulares, desempenham as atividades relacionadas ao tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação.
O Coordenador da ERISI, papel exercido pelo gestor da DPSEG, poderá ainda convocar representantes de outras unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) para atuar em tratamento e resposta de determinado incidente de segurança;
Nível de autonomia
A ERISI possui autonomia compartilhada, em consonância com os outros setores da STI, a fim de participar do processo de tomada de decisão sobre quais medidas devam ser adotadas.
Canal de comunicação de incidentes de segurança
Usuários externos: email para erisi@trt1.jus.br
Usuários internos: pela Central de Atendimento: 0800 710 0054 ou pela página web https://atendimento.trt1.jus.br - disponível somente para usuários logados no Portal de Acesso Remoto ou VPN.
Serviços que serão prestados
1. Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança da Informação
2. Tratamento de artefatos maliciosos
3. Tratamento de vulnerabilidades
4. Emissão de alertas e advertências
5. Anúncios
6. Prospecção ou monitoração de novas tecnologias
7. Avaliação de segurança
8. Desenvolvimento de ferramentas de segurança
9. Detecção de intrusão
10. Disseminação de informações relacionadas à segurança