Gestão de Riscos
- O que é Gestão de Riscos?
Todas as organizações enfrentam incertezas no cumprimento de sua missão e na entrega dos seus serviços aos usuários internos e externos e no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região não é diferente. A Gestão de Riscos nos permite lidar com essas incertezas sem comprometer os serviços prestados à sociedade e, em especial, aos jurisdicionados, magistrados, servidores e colaboradores. - Como fazemos a Gestão de Riscos?
A gestão de riscos no TRT/RJ baseia-se no processo apresentado na ISO 31000:2018, que é um processo contínuo aplicado em todos os níveis organizacionais. Para tanto, foram estabelecidas políticas, normas, técnicas, ferramentas e procedimentos para o embasamento de todo o processo da gestão de riscos na instituição. - Quais são os benefícios da Gestão de Riscos?
Uma gestão de riscos estruturada permite aos gestores agir de modo a manter os riscos em níveis aceitáveis e tomar decisões que não comprometam o alcance dos objetivos da instituição. Além disso, contribui para a entrega de serviços dentro do prazo, com a qualidade esperada, e sem desperdício de recursos. Também minimiza a ocorrência de imprevistos, evitando-se crises e contratempos. - O que entregamos?
É fundamental que a gestão de riscos deixe de ser apenas uma obrigação a ser cumprida e passe a ser um instrumento que contribua para o alcance dos objetivos estabelecidos no âmbito do TRT/RJ. Assim, os documentos e planilhas produzidos comunicam às partes interessadas como a gestão de riscos é conduzida e permitem o compartilhamento de informações relevantes entre todos os envolvidos. - Quem participa?
O TRT/RJ baseou os papéis e responsabilidades da Gestão de Riscos no Modelo de Três Linhas do The Institute of Internal Auditors (The IIA). A primeira linha está mais diretamente alinhada com a entrega de produtos e/ou serviços aos clientes da organização. A segunda linha fornece assistência no gerenciamento de riscos e a terceira linha presta avaliação e assessoria independente.
Resp.: COPR
Resp.: COPR