Memória
Memória
Em celebração ao centenário de nascimento do jurista Délio Maranhão, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região exibirá em seu Centro de Memória uma mostra com fotografias, medalhas, publicações, documentos acadêmicos e funcionais, além de depoimentos em vídeo, especialmente gravados para a ocasião, por importantes operadores do Direito que privaram do convívio do homenageado.
O acervo reunido permitirá ao público compartilhar alguns momentos marcantes da trajetória que inspirou - e deve seguir inspirando - todos os que estudam, aplicam e vivenciam o Direito do Trabalho.
Nesta página, algumas das fotos que o visitante encontrará nas mesas expositoras do espaço cultural do TRT da 1ª Região. Programe-se e venha visitar a mostra, que será inaugurada no dia 14 de maio, às 17h.
O Centro de Memória está instalado no mezanino do Centro Cultural do TRT da 1ª Região, térreo do Prédio-Sede, na Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 251, Centro do Rio de Janeiro, aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Délio Maranhão, em sua formatura, em 1937. O jurista graduou-se bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), onde foi contemporâneo de Evaristo de Moraes Filho, Alzira Vargas do Amaral Peixoto e Helio Tornaghi.
Délio Maranhão, à esquerda, recebendo a Medalha Teixeira de Freitas, do Instituto dos Advogados Brasileiros, em 14 de abril de 1971.
Délio Maranhão em momento descontraído, no ambiente familiar, em foto de 1973. O magistrado exerceu a jurisdição até 9 de outubro de 1969, quando se aposentou.
Délio Maranhão (primeiro à esquerda) em Simpósio sobre os Juízes Classistas da Justiça do Trabalho, em Brasília. Foto de 27 de setembro de 1975.