Notícias

Voltar

TRT/RJ participará de eventos nacionais em prol da conciliação

Tanto no "Mês Nacional da Conciliação", promovido pelo CSJT, quanto na "Semana Nacional de Conciliação", promovida pelo CNJ, serão realizados mutirões de audiências telepresenciais.
Data de criação:
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) vai participar de dois eventos nacionals em prol da conciliação: o Mês Nacional da Conciliação, promovido em novembro pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e a Semana Nacional da Conciliação, que é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça. A participação do Regional ocorrerá por meio de pautas especiais de audiências realizadas no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas da Capital (Cejusc-CAP).
 

No âmbito do Mês Nacional da Conciliação, serão realizados mutirões temáticos quinzenais: o primeiro, de 9 a 13/11, com cerca de 250 processos relacionados à área da saúde; o segundo, de 16 a 20/11, com aproximadamente 250 ações relacionadas a instituições financeiras.

Já no âmbito da XV Semana Nacional de Conciliação, tradicional evento do CNJ que vai ocorrer de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020, o TRT/RJ, por meio do Cejusc-CAP, vai promover a inclusão de aproximadamente 500 processos em pauta virtual, para realização de audiências de conciliação telepresencial. Também estão previstas lives para discussão sobre questões relativas à política de conciliação na Justiça do Trabalho.
 
Sobre os eventos nacionais
 
A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais. Um esforço conjunto desses tribunais vai promover a formalização de acordos para dar maior agilidade e efetividade aos processos judiciais.
 

O Mês Nacional da Conciliação foi instituído pela Justiça do Trabalho como uma alternativa à Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, promovida anualmente em maio, mas que este ano teve de ser cancelada em razão da pandemia da covid-19.

Ao contrário da Semana Nacional, em que as ações e atividades são coordenadas e executadas de forma semelhante em todo o país, no Mês da Conciliação, cada Tribunal Regional do Trabalho terá autonomia para avaliar a situação e as circunstâncias sanitárias de sua região. 

 

cartaz da semana
 
Lembre-se: a conciliação é uma solução permanente! Está disponível todos os dias no tribunal. A decisão de conciliar é sua!
 
 
assinatura AIC