Notícias

Voltar

Macaé ganha novo fórum da Justiça do Trabalho

Inaugurado nesta segunda-feira (18/1), prédio próprio representa uma economia de cerca de R$ 40 mil mensais com aluguel, além de instalações mais adequadas a magistrados, servidores e jurisdicionados.
Data de criação:
Imagem da fachada do prédio

Com o objetivo de proporcionar um local de trabalho mais adequado a magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados e economizar recursos públicos, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) inaugurou, nesta segunda-feira (18/1), a nova sede do fórum trabalhista de Macaé. O vice-presidente do TRT/RJ, desembargador Cesar Marques Carvalho, representou a Presidência na cerimônia de inauguração do espaço. A unidade representa uma economia para o orçamento do Tribunal de cerca de R$ 40 mil mensais com despesas de aluguel. O desembargador frisou que a construção do prédio é uma grande vantagem em termos de custo-benefício, tendo em vista que os aluguéis na região são altos em razão de o eixo da economia do município ser o petróleo. “Sem dizer que, hoje, Macaé conta com três varas do trabalho e o volume de processos é grande”, explicou o vice-presidente.

O terreno para a construção do fórum foi adquirido durante a gestão do presidente do TRT/RJ no biênio 2017-1019, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva. Presente à inauguração, o magistrado explicou que, ao assumir a Presidência, as varas do trabalho de Macaé funcionavam em um prédio em condições precárias de conservação. Em um segundo momento, foi necessário alugar três andares em outro edifício, de natureza comercial. O desembargador explicou que, além das despesas com aluguéis, havia problemas com o condomínio, pois o Tribunal era mais um inquilino entre vários, além das dificuldades para garantir a segurança do acesso ao imóvel. “Quase no final de meu mandato, já de posse do terreno, obtive a aprovação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para a construção desse prédio, nos mesmos moldes da unidade de Petrópolis, bastante simples, porém confortável”, esclareceu o magistrado.

 

fotos das autoridades cortando a fita e o letreiro na fachada do prédio
À frente, o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, acompanhado dos desembargadores Cesar Marques Carvalho e José Antonio Piton. Na segunda foto, o letreiro na fachada do prédio.

 

Acessibilidade e espaço

Composto por um único andar, o novo fórum de Macaé está localizado no bairro de Virgem Santa, a cerca de seis quilômetros do centro do município, formando um núcleo de Justiça por estar próximo aos fóruns das Justiças Federal e Estadual e, ainda, do Ministério Público. O terreno de três mil metros quadrados - com área construída de 864,60 metros quadrados - foi cedido ao TRT/RJ pelo município de Macaé, tendo sido seguidos todos os critérios técnicos preconizados pelo CSJT durante a construção. O imóvel atende a todas as normas de acessibilidade, com instalações especialmente adaptadas, além de contar com amplo estacionamento.

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração do novo fórum, o desembargador do TRT/RJ  José Antonio Piton; o diretor do fórum e juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Macaé, Marco Antônio Mattos de Lemos; o procurador-geral de Macaé, Fabiano Paschoal; a presidente e o secretário-geral da OAB/Seccional Macaé, Ana Agleice Poncio Destefani e  Victor Amadeu, respectivamente. 

Leia mais aqui sobre o fórum de Macaé.

 

assinatura AIC