Notícias
Notícias
TRT/RJ COMEMORA O CENTENÁRIO DE GERALDO MONTEDÔNIO BEZERRA DE MENEZES
Depois de Délio Maranhão, ícone do Direito do Trabalho que teria completado 100 anos em 2015, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região celebra o centenário de nascimento de mais uma personalidade de importância fundamental na criação do Judiciário Trabalhista: Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, primeiro presidente da história do Tribunal Superior do Trabalho, em 1946.
Desde julho, o Regional vem realizando atividades para celebrar a vida e obra do magistrado, nascido em 11 de julho de 1915 e falecido em 9 de fevereiro de 2002, aos 86 anos. A primeira delas foi a exposição no Passadiço Cultural (servidão que liga os fóruns da Lavradio e da Gomes Freire, na Lapa), inaugurada no dia 1º/7, em parceria com o Instituto Justiça & Cidadania.
A programação continua, nesta quinta-feira, 6/8 de agosto, às 10h, quando será realizada uma Sessão Solene do Tribunal Pleno, no Prédio-Sede do TRT/RJ, com descerramento de placa comemorativa e homenagem à família de Geraldo Bezerra de Menezes.
Ainda na quinta-feira (6/8), a partir das 15h, no auditório do 4º andar do Prédio-Sede, serão realizadas duas palestras: "Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes: vida e obra", com o desembargador Ivan da Costa Alemão Ferreira, e "Novo Código de Processo Civil: aplicação ao processo do trabalho", com a desembargadora Dalva Amélia de Oliveira, ambos do TRT/RJ. A palestra é aberta ao público em geral e dispensa inscrição para participação.
Por fim, às 17h do dia 6/8, será inaugurada a exposição Geraldo Montedônio - 100 anos, no Centro de Memória, localizado no Centro Cultural do TRT/RJ (térreo do Prédio-Sede). A mostra reúne fotografias, medalhas, publicações e documentos acadêmicos.
PÁGINA ESPECIAL
Para reunir todas as informações sobre o centenário, foi criada a página especial 100 anos de Geraldo M. Bezerra de Menezes. Nela, os usuários podem saber um pouco mais sobre a iniciativa da comemoração do centenário e conhecer toda a programação.
Na aba "Memória", por exemplo, estão disponíveis algumas das fotografias que serão exibidas na exposição "Geraldo Montedônio - 100 anos", cedidas pela família. O acervo reunido permitirá ao público compartilhar alguns momentos marcantes da trajetória do jurista reconhecido como "Construtor do Direito do Trabalho".
Já na aba "Bibliografia", o usuário encontrará uma rica fonte de pesquisa sobre a produção intelectual do jurista Geraldo M. Bezerra de Menezes. Uma seleção de publicações, folhetos a artigos de periódicos de autoria do homenageado foi disponibilizada pela Biblioteca do TRT/RJ.
Clique no banner abaixo para acessar a página:
CONCURSO DE ENSAIOS JURÍDICOS
Outra atividade que integra as comemorações do centenário do jurista Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes é o Concurso de Ensaios Jurídicos, aberto a estudantes de Direito, bacharéis em Direito, Ciências Sociais, Ciência Política ou História. A partir da data da publicação do edital do concurso pela Comissão Permanente de Licitação na Imprensa Oficial, os interessados terão 45 dias corridos, até as 17h do último dia, para apresentar os trabalhos, que deverão versar sobre o tema A história e os desafios para o fortalecimento da Justiça do Trabalho.
Cada autor poderá concorrer com apenas um ensaio, que deverá ser inédito e individual. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de acordo com as normas constantes no regulamento. Na categoria Bacharel em Direito, a premiação pecuniária será no valor de R$ 15 mil, e na de Estudante de Direito, de R$ 2,5 mil.
O objetivo do concurso é incentivar a pesquisa e a divulgação do pensamento crítico sobre a Justiça do Trabalho, sob o enfoque de diferentes ramos do conhecimento.
Na página especial do centenário, estão todas as informações sobre o concurso (acesse pelo banner informado acima).