Principal
Principal
Depois de Délio Maranhão, ícone do Direito do Trabalho que teria completado 100 anos em 2015, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região celebra o centenário de nascimento de mais uma personalidade de importância fundamental na criação do Judiciário Trabalhista: Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes.
Nascido em Niterói (RJ), em 11 de julho de 1915, Geraldo Montedônio gradurou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal Fluminense (UFF).
Entre 1939 e 1946, presidiu a 2ª e a 5ª Junta de Conciliação e Julgamento do Distrito Federal, ambas no Rio de Janeiro. Presidiu o Conselho Nacional do Trabalho (CNT), no período de 23 de fevereiro de 1946 a 10 de setembro de 1946. Com a criação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em substituição ao CNT, perpetrada pela Constituição Federal de 1946, Geraldo Montedônio passou à condição de ministro presidente do TST, tecnicamente o primeiro da história do órgão.
Permaneceu como dirigente máximo do Tribunal durante duas gestões consecutivas: 1946 a 1949 e 1949 a 1951. Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho de 1954 a 1956 e de 1958 a 1960. Concomitantemente à magistratura, foi diretor da Faculdade de Direito da UFF, ministrou aulas de Sociologia na Faculdade Fluminense de Medicina (1937 a 1943) e também de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito de Niterói (1954).
Foi homenageado com o título de "Construtor do Direito do Trabalho", conferido pela Associação dos Magistrados do Trabalho do Estado de São Paulo; com a Grã-Cruz do Mérito Judiciário (1962); e com a Grã-Cruz do Mérito do Trabalho. Recebeu ainda a Ordem do Mérito Militar, no Grau de Grande Oficial, e a homenagem de Cidadão Carioca, título conferido pela Assembleia Legislativa do antigo Estado da Guanabara.
Aposentou-se em 12 de maio de 1966 e faleceu em 9 de fevereiro de 2002, aos 86 anos. Em Niterói, o Fórum da Justiça do Trabalho, a Biblioteca de Serviço Público e um prédio da Faculdade de Direito levam o nome "Geraldo Montedônio" em homenagem ao ministro.
Além desta página especial no Portal do TRT da 1ª Região, as comemorações compreendem Sessão Solene no Tribunal Pleno no dia 06 de agosto, a partir das 10h, com descerramento de placa comemorativa; no mesmo dia, às 15h, palestras no auditório do Prédio-Sede, com a presença do ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho João Batista Brito Pereira; ainda na mesma data, às 17h, inauguração de mostra no Centro de Memória do Tribunal, com itens como fotografias, medalhas, publicações e documentos. Este trabalho foi criado para reunir todas as informações sobre o centenário. Navegue pelas abas “Programação”, “Memória”, “Premiação” e “Bibliografia” e descubra o legado de Geraldo Bezerra de Menezes.
Com a homenagem, o TRT da 1ª Região busca difundir o conhecimento sobre a importância do trabalho de Geraldo Montedônio para o Direito do Trabalho e seu cenário atual, que não pode ser compreendido sem o necessário mergulho no passado.