Programa de História Oral
O Programa de História Oral do TRT da 1ª Região, desenvolvido pela extinta Seção de Gestão de Memorial, cujas atribuições foram incorporadas pela Divisão de Gestão de Docmentos e Memória - DIDEM, tem como objetivo preservar a memória institucional e contribuir para manter viva a história do Judiciário Trabalhista.
A história oral é uma metodologia que consiste na realização de entrevistas gravadas com pessoas que vivenciaram acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida. A utilização dessa metodologia faculta a possibilidade de resgate histórico por meio de depoimentos que revelam representações características de uma geração, de uma comunidade, de uma experiência vivida, expressando o sentido atribuído ao passado pelos próprios sujeitos que o protagonizaram.
O desenvolvimento do Programa de História Oral neste Regional tem possibilitado a criação de um conjunto de depoimentos, cujo conteúdo tem se revelado extremamente rico no que concerne à história do Judiciário Trabalhista e aos acontecimentos que marcam a história do TRT da 1ª Região, sendo ambos mesclados por passagens importantes da História do Brasil.
Dessa forma, disponibilizam-se os primeiros depoimentos colhidos de magistrados, servidores e advogados ligados à Primeira Região permitindo o acesso da sociedade a este acervo em formação.