Últimas Notícias

Voltar

Desembargador Ivan Alemão é aposentado

Data de criação: 11/1/2022 08:00:00

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) Ivan da Costa Alemão Ferreira foi aposentado em 24/12 por meio de decreto da Presidência da República disponibilizado no Diário Oficial da União (DOU).

Autor de vários livros na área do Direito do Trabalho, o magistrado ingressou no Regional fluminense como juiz do trabalho em 27 de abril de 1993. Pouco mais de dois meses depois, em 1º de julho de 1993, foi promovido a juiz titular, ocasião em que assumiu a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) do Rio de Janeiro, como era intitulada uma Vara do Trabalho na ocasião. 

Na sua carreira exerceu ainda a titularidade da antiga 1ª JCJ de Niterói e das 4ª e 5ª Varas do Trabalho (VTs), também de Niterói, além da 62ª VT da capital e da 1ª JCJ de São Gonçalo. Além disso, integrou, por convocação, a 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 9ª Turmas do TRT/RJ. Foi promovido a desembargador, por antiguidade - na vaga do desembargador Alberto Fortes Gil -, em 16 de abril de 2013. Foi presidente da Subseção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi-2), em 2011, e da  Seção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi), no biênio 2019/2021. Em 2021, integrou o Órgão Especial.

Além da formação em Direito, possui graduação em História e é mestre em Ciências Jurídicas e Sociais, todos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é doutor em Ciências Humanas (Sociologia), tendo defendido a tese “OAB e Sindicatos: Importância da Filiação Corporativa no Mercado”.

O desembargador, natural de Niterói, leciona Direito na graduação da UFF, além da disciplina “Profissões, Corporações e Mercado”, no Programa de Pós-Graduação de Direito e Sociologia da mesma instituição. Atualmente, é autor de um blog para orientar e prestar informações a alunos e colegas estudiosos do Direito do Trabalho, da Justiça e da Sociologia Jurídica.

Em novembro de 2021, o desembargador recebeu a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - honraria concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública.

Entre as obras de sua autoria, destacam-se os livros “Sociologia do Direito para Concursos da Magistratura”, “OAB e Sindicatos: Importância da Filiação Corporativa no Mercado”, “Desemprego e Direito ao Trabalho”, “Execução do Devedor, Satisfação do Trabalhador” e “Direito das Relações de Trabalho”.

 

assinatura ACC